Prezado(a) Usuário(a),

De acordo com a nova LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS será necessário que concorde com os ítens a seguir para que possa utilizar os serviços de nosso site daqui por diante:

EMERGÊNCIA
0800 084 2746
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
SIGA-NOS
  
FALE CONOSCO

PROJETOS SUSTENTÁVEIS


Ilumina Zona Oeste

Ilumina Zona Oeste

É um projeto incentivado pela lei Municipal de ISS por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A ViaRio patrocinou a edição de 2020. É um festival multicultural gratuito com o objetivo de dar visibilidade, avalizar e promover as organizações sociais que atuam na Zona Oeste que trabalham para fortalecer o território e seus habitantes, mas áreas de cultura, direitos humanos e justiça social. Estas ações acontecem em um evento, reunindo em uma exposição todos os trabalhos e iniciativas socioculturais dos participantes. Em 2020 o festival foi totalmente virtual seguindo os protocolos sanitários imposto pela pandemia COVID 19, com 5085 visualizações.

Cinemão

Cinemão

É uma sala de cinema móvel, onde um carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e painéis solares que garantem 100% na energia necessária para as exibições . É um projeto incentivado pela lei Municipal de ISS por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A ViaRio patrocinou a edição de 2020 quando foram realizadas 5 exibições no modelo “cinema na janela” ou drive-in nos conjuntos habitacionais localizados na Colônia Juliano Moreira e em outros condomínios localizados no bairro Jardim Sulacap, seguindo os protocolos sanitários imposto pela pandemia COVID 19 . Em 2021 o projeto continua ainda com 10 exibições no entorno da via expressa. O projeto tem a estimativa de 2500 participantes.

Bora Batucar

Bora Batucar

O Projeto Bora Batucar é realizado pelo Grupo Central de Cultura Urbana na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro desde 2011, tendo desdobrado em 2016 para o modelo atual com oficinas de percussão para crianças, jovens e idosos como ferramenta para a promoção da inclusão social pela educação, cidadania e meio ambiente. É um projeto incentivado pela lei Municipal de ISS por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A ViaRio patrocinou a edição de 2019 e de 2020. Em 2021 continuará com o patrocínio ampliando o atendimento de 70 para 100 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos nas comunidades Dois Irmãos, Vila União e Asa Branca localizadas em Curicica, no Rio de Janeiro.

HortaComunitária

Horta Urbana (Comunitária)

Tem como objetivo Incentivar o uso produtivo das áreas ociosas localizadas no entorno da via expressa com implantação de hortas urbanas, proporcionando ambiente agradável, condições de praticarem hábitos alimentar saudáveis e consumo consciente e de geração de renda. A ViaRio participa doando os primeiros insumos para construção da horta e com o fornecimento continuo de resíduo de roçada dos taludes da via para produção de compostagem e cobertura para os canteiros. Atualmente atende 01 horta localizada no bairro Jardim Sulacap de massa verde derivado das manutenções dos taludes da via.

Energia Solar

Energias Alternativas

Desde o início de suas operações, a via é 100% iluminada por lâmpadas de LED. Neste caminho, agora acompanhamos a instalação de fazendas fotovoltaicas (energia solar), em áreas próprias da Concessionária ou não. Um exemplo é a usina fotovoltaica instalada na nossa praça de pedágio, que passou a ser totalmente operada por energia limpa.

Replantio de Mudas

Replantio de Mudas

Desenvolvemos ainda atividades de educação ambiental nas escolas do entorno, com ações de recomposição florestal e mutirão de limpeza. Em 2019 realizamos um mutirão de replantio na orla com a vegetação nativa de restinga, envolvendo 47 pessoas, moradores de Curicica e da Cidade de Deus, por meio de escolas e creches municipais.

sustentabilidade-01

Caminhos Para a Cidadania

O Programa Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeducacional com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. Criado em 2002 pelo Instituto CCR para os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino, o programa é realizado em em 16 escolas municipais, atendendo cerca de 2.800 alunos e 72 professores. Coordenado pelo Instituto CCR, o programa tem o apoio da Concessionária ViaRio.

sustentabilidade-03

Teatro a Bordo

Primeiro teatro móvel solar do Brasil, o Teatro a Bordo conta com apresentações gratuitas de peças, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco que viaja por todo o país. As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso gratuito e irrestrito da população, abrindo suas cortinas também para o artista da cidade, proporcionando o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local.
OBS: PROJETO PARALISADO DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO PROTOCOLO SANITÁRIO.

sustentabilidade-04

Cine em Cena

Desde o início de operação da Via Expressa Transolímpica (2016), o Instituto CCR traz o projeto “Cine em Cena Brasil” para o estado do Rio de Janeiro, que conta com patrocínio da Concessionária ViaRio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com sessões gratuitas, o projeto é composto por uma estrutura similar à de uma sala de cinema convencional, com 225 lugares, ar condicionado, tela de 26m², sistema de som e projeção digital 2D e 3D.
OBS: PROJETO PARALISADO DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO PROTOCOLO SANITÁRIO.

sustentabilidade-05

Espetáculo Itinerante BuZum!

Desde de 2016, a Concessionária ViaRio, empresa responsável pela administração e operação da Transolímpica, em parceria com o Instituto CCR, promove o espetáculo Itinerante BuZum!, levando cultura e diversão para os moradores do entorno da via.
A passagem da peça pelo Rio de Janeiro é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet e com patrocínio da Concessionária ViaRio. As apresentações acontecem até o mês de novembro em outros estados e cidades, totalizando 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas em escolas públicas.
OBS: PROJETO PARALISADO DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO PROTOCOLO SANITÁRIO.


sustentabilidade-06

Fórum Integra Zona Oeste

Através de um processo simétrico e compartilhado, foi criado por diversas e diferentes organizações locais o Fórum Integra Zona Oeste. Seu objetivo é dar condições para a deflagração de um desenvolvimento sustentável a partir dos ativos locais e com a participação das diversas organizações presentes na Zona Oeste. Trata-se de reunir esforços para implantar ações integradas e sustentáveis que transcendam a mera intervenção pontual, possibilitando a criação de um círculo virtuoso de desenvolvimento socioeconômico na região.


Copyrights © 2021 por Concessionária ViaRio S/A - Desenvolvido por Uk Design.