Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência ao utilizar nosso site. Nós procuramos, assim, explicar de forma transparente como, quando e porque utilizamos cookies.
Ao acessar o nosso site, você concorda com a política de cookies e privacidade.A Concessionária ViaRio S.A., formada pelas empresas CCR (66,66%) Invepar (33,34%), venceu a concorrência
para administrar 13 dos 26 quilômetros do Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves – Transolímpica
, uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro.
O trecho administrado e operado pela Concessionária ViaRio possui dois túneis por sentido, 38 pontes e
viadutos, duas faixas de rolamento para automóveis, motos, ônibus e caminhões e uma terceira faixa
exclusiva para o sistema BRT (Transporte Rápido por Ônibus – na sigla em inglês).
O túnel Senador Nelson Carneiro, localizado na Serra do Engenho Velho (Estrada do Catonho) e na Boiúna
possui dois conjuntos de galerias em cada sentido.
A ViaRio é operada a partir de um prédio, localizado na Estrada do Catonho, onde funciona a estrutura
corporativa da empresa e o Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo mais segurança aos seus
usuários.
Em todo o Corredor, inclusive o trecho administrado e operado pela ViaRio, passará o BRT Transolímpica. A
operação dos BRTs e administração das estações é de total responsabilidade das empresas de ônibus, sendo
responsabilidade da ViaRio apenas a manutenção das pistas para a passagem dos BRTs e o socorro médico e
mecânico.
O empreendimento foi um dos compromissos firmados entre a Prefeitura e o COI (Comitê Olímpico
Internacional) para os Jogos Olímpicos de 2016, interligando grandes instalações da Rio 2016 como a Vila
dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Parque Radical do Rio, em Deodoro.
O Corredor Presidente Tancredo de Almeida Neves beneficia diretamente os moradores das regiões oeste
e norte da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região.
A ViaRio possui uma praça de pedágio principal, em Sulacap, com 14 pistas para passagem de veículos em cada sentido, entre manuais, automáticas, mistas, exclusivas para motos e para BRT. Além disso, existem praças de pedágio na descida e subida da estrada do Rio Grande.
Clique na miniatura abaixo para ler o boletim mais recente: